Informações
Fica em Apucarana o primeiro santuário dedicado a São José no País, criado em 2001. Localizado na Rua Dom José Marello, 39, na Vila Feliz, o local recebe anualmente milhares de fiéis de todo o Brasil. O ponto alto das celebrações ocorre em 19 de março, Dia de São José, quando é realizada uma extensa programação, incluindo missas, orações, apresentações culturais, carreata e bênçãos dos carros.
A história do santuário, no entanto, começou em 22 de fevereiro de 1960, quando foi criada a Paróquia São José. A igreja é administrada pela Congregação dos Oblatos de São José (OBJ), que desbravou o Vale do Ivaí a partir de 1948. Os padres da instituição chegaram inicialmente em Apucarana para assumir a então Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – hoje Catedral e sede da Diocese – e depois trabalharam em vários municípios da região, como Borrazópolis, Marilândia do Sul, Jandaia do Sul, Califórnia, Bom Sucesso, Marumbi, Kaloré, São Pedro do Ivaí, Rio Bom, Cambira e Novo Itacolomi.
Quando a então Paróquia São José foi criada, em 1960, a congregação já administrava o Colégio São José em Apucarana. A primeira igreja de madeira ficava justamente no pátio da escola. Rapidamente, os padres perceberam a necessidade de construção de um novo templo. A nova igreja, mais ampla e moderna, ficou pronta em 1973. A partir de 1987, as instalações foram reformadas por conta de problemas estruturais. Esse trabalho foi concluído em 2000, com apoio de toda comunidade.
Atualmente, o território do santuário é composto pela Comunidade Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, no Núcleo Habitacional Adriano Correia; pela Diaconia Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Curitiba; pela Diaconia Nossa Senhora do Bom Conselho, na Vila Reis; pela comunidade Nossa Senhora Aparecida, na região rural Santa Luzia, pela comunidade São José, na localidade rural Onze e Meio; e pela comunidade Nossa Senhora Aparecida, no patrimônio de São Sebastião do Barreiro.
Em 2011, uma estátua de São José segurando o menino Jesus de quase cinco metros de altura foi instalada em frente à igreja. O altar tem ainda a sua parede coberta por um mosaico de pedras trazidas da Itália, formando a imagem do santo e também do menino Jesus. Ainda no santuário está um dos fragmentos da cruz original de Cristo, que pode ser vista apenas por agendamento. Há, em todo mundo, apenas 100 exemplares de pequenas lascas da cruz mantidos por “guardiões”.
A congregação administra também em Apucarana o Centro de Espiritualidade Josefino-Marelliana, um local de estudo e de difusão da espiritualidade josefina para todo o Brasil. O espaço conta com a Exposição Iconográfica Josefino-Mariana-Marelliana, que reúne mais de 6 mil ícones de São José e Nossa Senhora.
O Santuário São José é o último reduto dos padres josefinos no Vale do Ivaí. A congregação, que chegou ao Paraná em 1919, mantém ainda atuação em Curitiba, Cascavel e Londrina, além de Ourinhos (SP) e São Paulo (capital) e Colniza (MT).
Mais Informações
Leia mais mais sobre o Santuário São José aqui
Localização
Rua Dom José Marelo, 39 – Vila Agari