Turismo ApucaranaTurismo Apucarana
Forgot password?

Parque Ecológico da Raposa

Informações

Situado na Gleba Schmidt, o Parque Ecológico da Raposa foi inaugurado em 23 de dezembro de 1989. Com área total de 101 alqueires, incluindo uma reserva florestal de 44,53 alqueires, está enquadrado na categoria de Unidade de Conservação (UC), o que garante ao município recursos do ICMS Ecológico, um instrumento criado em 1991 pelo governo estadual para atender os municípios que abrigam em seus territórios matas nativas ou mananciais para abastecimento de municípios vizinhos.

Embora reconhecido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) como área permanente de conservação ambiental, o Parque da Raposa é também um ponto turístico e de lazer. Localizado a 10 km do centro da cidade, o local  fica aberto diariamente à visitação e tem grande movimentação de pessoas, especialmente aos finais de semana.

Conta com dois lagos represados, que somam 11,25 alqueires de área inundada; uma cascata artificial; uma piscina natural; quiosques; deck sobre o lago e um parque infantil.  O local abriga diversas espécies de árvores nativas, animais, aves e uma grande quantidade de peixes que podem ser alimentados pelos visitantes. A pesca, no entanto, é proibida.

Inserido na Bacia do Rio Tibagi, o Parque Ecológico da Raposa encontra-se sob domínio público e também privado. Localizado nos limites entre as zonas urbana e rural, conserva remanescentes de Mata Atlântica e da Floresta Ombrófila Mista (mata de araucária).  Os lagos têm como afluente o córrego Ouro Fino, que foi parcialmente canalizado.

Nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem realizando um amplo trabalho de integração da mata do Parque da Raposa, preenchendo os “vazios” existentes nas áreas pertencentes ao município com mudas nativas, como peroba rosa, paineira, araucária, gurucaia, pau-d´alho, maricá, canafístula, guaritá, sobrasil, angico e algodoeiro.

O Parque Ecológico da Raposa pode ser visualizado ao vivo pela internet através deste link.

Localização

Compartilhe nas redes sociais: