Informações
A Praça Mauá está localizada no complexo histórico da Estação Ferroviária de Apucarana. Foi inaugurada em 1958 em homenagem ao empresário Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento industrial do Brasil, que recebeu o título de Barão de Mauá em 1854 e de Visconde de Mauá em 1874. A Praça Mauá abriga inúmeros monumentos construídos nos primeiros anos após a criação do município. Está localizada em uma região histórica, onde o desenvolvimento de Apucarana começou com a chegada do primeiro trem de passageiros em 19 de abril de 1943.
Atrativos
Escultura do Visconde de Mauá
A praça tem uma estátua em homenagem a Irineu Evangelista de Sousa, o Barão e Visconde de Mauá. A obra é do artista plástico Ângelo Franco Perez. Visconde de Mauá nasceu em Arroio Grande (RS) em 28 de dezembro de 1813 e morreu em Petrópolis (RJ) em 21 de outubro de 1889. Foi pioneiro em várias áreas da economia do Brasil. Dentre as suas maiores realizações está a construção da primeira ferrovia brasileira, a estrada de ferro Mauá, no Rio de Janeiro. Por sua contribuição ao País no período do Império (1822-1889), ele recebeu dois títulos nobiliárquicos: primeiro de barão (1854) e depois de visconde (1874).
Estações de trem
A Estação Ferroviária de Apucarana foi inaugurada oficialmente em 1º de novembro de 1942 pela Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná. O primeiro trem, no entanto, chegou ao município em 19 de abril de 1943. Até 1981, as locomotivas eram o principal meio de transporte da população paranaense. Ao longo das últimas décadas, as linhas ferroviárias foram voltadas apenas para o transporte de cargas. Atualmente, o sistema é operado por uma concessionária. Localizada estrategicamente, Apucarana é dos principais entroncamentos ferroviários do Paraná, com ramais para São Paulo, Paranaguá e Cianorte. Patrimônio histórico municipal, a Estação Ferroviária de Apucarana mantém até hoje as suas características originais.
Monumento às Bandeiras
O complexo da estação ferroviária é carregada de simbolismo, monumentos e arquitetura do final da década de 1950. Inaugurado em setembro de 1958, a obra de arte do escultor plástico apucaranense Ângelo Franco Perez reproduz o globo terrestre. Nele, e ao seu redor, há dispositivos onde ficavam bandeiras dos estados brasileiros, símbolos da integração nacional.
Chafariz de Nossa Senhora
Também do artista Ângelo Franco Perez, o chafariz presta homenagem à Nossa Senhora de Lourdes. O local era contemplado pelos viajantes que chegavam nos trens como visitantes ou de mudança para Apucarana. Ali, eles tinham o primeiro contato com a Santa padroeira do município. Também há duas pinturas que remetem ao período da colonização e da produção de café, o principal produto agrícola da região na época.
Bebedouro de cavalos
Ao lado da rampa de acesso para veículos há outra obra de arte em forma de bebedouro para cavalos, também de Ângelo Franco Perez. Neste local, os animais tomavam água, após as jornadas do transporte de pessoas e cargas em charretes e carroças até a estação ferroviária. Este tipo de transporte era o mais comum naquela época, tanto que os equinos tinham um cantinho só para eles à sombra das árvores para o descanso.
Localização
Avenida Governador Roberto da Silveira, 209-271 – Barra Funda