Informações
Ponto de ligação entre duas grandes praças no centro de Apucarana – Praça Rui Barbosa e a Praça Semíramis Braga (Praça 28 de Janeiro), a Praça Valmor dos Santos Giavarina tem um grande fluxo de pedestres. Popularmente conhecida como “Praça da Onça” ou “Praça da Cascata”, a área conta com uma cascata em pedra junto ao Edifício Ariane. Na parede do prédio, uma pintura de grande porte de uma onça também chama atenção, sendo uma marca registrada do local.
Por existir no seu entorno alguns estabelecimentos gastronômicos, a Praça Valmor dos Santos Giavarina se transformou também em uma praça de alimentação ao ar livre no período noturno. Por vários anos, o local também ficou conhecido apenas como “calçadão”.
O espaço conta com postes de iluminação rebaixados padrão Republicano, bancos em concreto e madeira, vasos, pórticos para emoldurar a cascata existente e iluminação para sua valorização, além de paisagismo adequado ao local.
O nome da praça homenageia o ex-prefeito de Apucarana e ex-deputado federal, Valmor Santos Giavarina. Ele nasceu em Capinzal (SC) no dia 26 de outubro de 1933 e morreu em Apucarana no dia 25 de fevereiro de 2005. Formado na Escola de Odontologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná em 1956, ele foi professor de química e física no Colégio Nilo Cairo de 1958 a 1964. Trabalhou também como radialista na Rádio Cultura de Apucarana, entre 1959 e 1966, fazendo comentários políticos no programa Crônica do meio-dia.
Iniciou sua carreira política como vereador em Apucarana, eleito em outubro de 1964. Em 1966, bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade Estadual de Direito de Londrina (PR). Nesse mesmo ano, no pleito de novembro, elegeu-se deputado estadual. Nas eleições municipais de novembro de 1968, candidatou-se à prefeitura de Apucarana. Eleito, deixou a Assembleia Legislativa em fevereiro seguinte para ser empossado como prefeito. Exerceu o mandato até janeiro de 1973. Em novembro de 1982, elegeu-se deputado federal. Deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 1987, ao final da legislatura.
Atrativos
Pintura da onça
O painel com a pintura da onça é patrimônio artístico, histórico e cultural de Apucarana, conforme o decreto municipal nº 435/2015. A obra de arte de 230 metros quadrados, que traz a imagem de uma onça em meio à mata nativa, foi feita com recursos públicos por um artista mato-grossense já falecido. Voltada para a Praça Valmor Santos Giavarina, a pintura ilustra desde 1997 a parede lateral do Condomínio Edifício Ariane, que também ficou popularmente conhecido como “Prédio da Onça”.
Grafite
Além da onça no Edifício Ariane, o animal também está representado em forma de grafite na parede do antigo Centro de Informação Turística (CIT). A obra foi realizada pelo artista apucaranense Márcio Zion, uma referência na área no Paraná. Além da onça, a pintura traz uma arara e também outros elementos da mata nativa.
Localização
Calçadão Antônio T. R Oliveira, 150 – Centro