Informações
O Parque Biguaçu começou a ser construído em 1978. A obra foi idealizada para conter a erosão gerada pela acelerada destruição da vegetação e o escoamento intenso de águas pluviais. Com o crescimento demográfico da cidade a partir de 1970, a área ficou completamente degradada. Com isso, o processo de erosão evoluiu rapidamente, criando uma imensa cratera no local.
O projeto urbanístico do parque priorizou o controle do problema ambiental, mas também previu a transformação do espaço em nova opção de lazer na cidade. A região já era bastante frequentada pela população por conta da construção em 1966 do Country Club na margem esquerda do Ribeirão Biguaçu, o que ampliava a necessidade de melhorias.
A obra contemplou um plano de combate à erosão, melhorias no sistema viário e também a urbanização dos fundos de vale para preservação das nascentes existentes no local. O projeto urbanístico original previu ainda desvio e a concretagem da calha do Ribeirão Biguaçu, além da construção de estruturas de lazer para a população, como churrasqueiras, parques infantis e quadras esportivas em uma área total de 143.085 metros quadrados.
Recentemente, o Parque Biguaçu foi completamente revitalizado pela Prefeitura. O canal de pedras do córrego foi recuperado, mantendo as características originais da obra. Além disso, o parque ganhou uma nova pista de caminhada em concreto alisado e foram realizadas melhorias nos acessos internos, área de estacionamento, parque infantil, plantio de grama, rampas de acessibilidade, lixeiras, bancos, mesas e reforma de quiosques. O sistema de iluminação também foi modernizado e ganhou lâmpadas LED.
Uma importante área verde no perímetro urbano de Apucarana, o Parque Biguaçu abriga ainda o Parque São Francisco de Assis e o Parque da Bíblia. Esses dois locais atraem grande número de pessoas que procuram momentos de reflexão e descanso.
Atrativos
Monumento à Bíblia
O Monumento à Bíblia foi inaugurado em 2007 junto ao Parque Biguaçu. É um espaço ecumênico e de acesso público criado para reverenciar as Escrituras Sagradas. Visando homenagear esta obra universal, o município criou um espaço especial para mostrar a importância da palavra de Deus na vida dos apucaranenses.
Parque São Francisco de Assis (Gruta)
Localizado às margens do Córrego Biguaçu, o parque ambiental com tema religioso tem como principal destaque uma gruta e também diversos monumentos de São Francisco de Assis, o protetor dos animais. Conta ainda com fontes e parque infantil. O espaço atrai pessoas que procuram momentos de reflexão, descanso e lazer. Quem visita o lugar, logo se depara com faixas deixadas por fiéis, em agradecimento à intersecção do santo.
Localização
Rua João Luís Orlando, 16-262 – Vila São José Bassa