Informações
A Paróquia Proteção da Santíssima Mãe de Deus de Apucarana faz parte da Igreja Ucraniana Ortodoxa na América do Sul. A história da comunidade começou em 1948, quando muitos filhos e descendentes dos ucranianos que chegaram na primeira leva ao município em 1936 vão morar na cidade e sentem a falta de uma igreja localizada na área urbana.
Os primeiros ucranianos que chegaram da região de Rancharia (SP) e de outras regiões se instalaram na Colônia Nova Ucrânia, onde o pioneiro Antônio Ostrensky organizou em 1936 um loteamento para os imigrantes e descendentes da etnia. Nesse local, eles construíram a Paróquia Espírito Santo, a primeira igreja ortodoxa de Apucarana.
Como a Colônia Nova Ucrânia fica a sete quilômetros de distância da cidade, os pioneiros que deixaram a zona rural em direção à cidade e outros ucranianos que chegaram em uma segunda leva ao município decidiram construir uma segunda paróquia em Apucarana, a “Santíssima Mãe de Deus”.
Eles encaminharam, na época, a compra de terras na saída para Maringá onde pretendiam, inicialmente, construir a nova igreja. Em 10 de junho de 1951, o grupo realizou a primeira missa em Apucarana na casa do senhor Demetrio Mehedena. Neste mesmo dia, ocorreu a “Primeira Assembleia Geral Ordinária”, quando foi aprovada, por unanimidade, a decisão de iniciar a construção da primeira igreja na área urbana de Apucarana, tendo por padroeira a “Proteção da Santíssima Mãe de Deus”.
Ainda neste mesmo dia foi eleita a primeira Diretoria Paroquial, que, tão logo tomou posse, começou uma campanha para angariar recursos para custear as despesas da construção da nova igreja. Mais de 90 famílias ofereceram doações para o projeto.
No final dos anos 1950, muitos imigrantes ucranianos fundadores da paróquia deixaram o Brasil com destino aos Estados Unidos em busca de novas oportunidades. Outros migraram para centros maiores, como São Paulo e Curitiba. Começava então uma nova fase para a paróquia, quando a comunidade ucraniana decidiu adquirir um terreno de 1.200 metros quadrados na Rua Jaboti, hoje Horeslau Saviski.
O projeto da nova igreja em estilo bizantino foi concebido pelo engenheiro Iaroslau Sessak e pelo arquiteto Schumilianski. Em 14 de agosto de 1966 deu-se a bênção do terreno com o lançamento da pedra fundamental. Posteriormente, a Mitra Diocesana efetuou a aquisição do terreno e das antigas instalações da Paróquia Ortodoxa, que passou desde então a servir a comunidade católica da Colônia Japonesa de Apucarana. A inauguração da igreja ocorreu em 1º de fevereiro de 1970.
Mais Informações
Mais informações sobre a paróquia podem ser obtidas aqui
Telefone: (43) 423-7974
Localização
Rua Horeslau Saviski, 393 – Vila Santa Terezinha