Informações
Localizado junto às antigas instalações da estação ferroviária do Distrito do Pirapó, o Museu Histórico do Café foi inaugurado em 2012 pela Prefeitura de Apucarana. Catalogado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro, o complexo turístico apucaranense retrata a história da produção do café no município. Conhecido como “ouro verde” no Norte do Paraná, o café foi o principal motor do desenvolvimento de Apucarana entre as décadas de 40 e 70. Até hoje o Distrito do Pirapó mantém a tradição do cultivo e concentra grande parte dos cafeicultores apucaranenses.
O local conta com um vasto acervo de peças de época captado junto a pioneiros e descendentes, desde ferramentas, apetrechos, utensílios domésticos, documentos até fotos. O complexo histórico contempla a antiga estação ferroviária do Distrito do Pirapó, onde está instalada a subprefeitura, e três residências, onde funcionam o Museu Histórico do Café propriamente dito e também a Casa de Costumes e a Casa de Artesanato. Mantido pela Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur), o local faz parte do roteiro turístico da cidade e está aberto à visitação.
Atrativos
Casa de costumes
Com 63,48 metros quadrados de construção, a Casa de Costume apresenta a moradia na zona rural de Apucarana nas décadas de 40, 50 e 60, no auge da cafeicultura. Conta com móveis e utensílios característicos da época. Além disso, retrata um pouco da história e da colonização da cidade, com fotos e objetos antigos.
Casa do artesanato
A Casa do Artesanato, também com 63,48 metros quadrados, é um espaço onde são realizados cursos de artesanato e vendidos produtos. Uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, por meio da “Rede de Mulheres Solidárias”, o local existe desde dezembro de 2014 e funciona como uma unidade avançada do projeto que está sediado no centro, voltado para exposição e comercialização da produção artesanal.
Espaço pioneiros do café
Já o Espaço Pioneiros do Café retrata a história da produção do grão no município. O acervo foi captado junto aos primeiros cafeicultores de Apucarana e tem como destaque peças históricas do cultivo e do beneficiamento do café, além de utensílios domésticos, documentos e fotos.
Antiga estação de trem
Utilizada para embarque e desembarque, a estação ferroviária do Distrito do Pirapó foi bastante movimentada durante o período em que o trem foi o principal meio de transporte da população do Norte do Paraná. O espaço funciona hoje como subprefeitura da localidade.
Horário de Atendimento
O Museu do Café está aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 18h.
Contato
(43) 3440-1468 / (43) 3422-4000 – Ramal 558
Localização
Pirapó – Ao lado da Praça Estação