Informações
A chegada do pastor Eufemius Mialik a Apucarana em 5 de setembro de 1948 marcou o início da Assembleia de Deus no município. Após encontrar três integrantes da denominação religiosa, ele iniciou o trabalho de evangelização, distribuindo folhetos aos moradores em quatro idiomas: português, russo, polonês e ucraniano. Sem ainda contar com uma igreja instalada, o pastor Mialik começou a realizar seus cultos uma vez por semana aos domingos em sua própria casa, que rapidamente começou a lotar.
Os dois primeiros batismos foram realizados em 1949. Já a primeira tirada de oferta ocorreu em 1950. Com o crescimento do número de participantes dos cultos, o pastor Mialik alugou o templo da Igreja Metodista, que naquela época era usado apenas uma vez por mês. A igreja também começou a lotar e o caminho foi a construção de um templo próprio.
Sem dinheiro suficiente para a empreitada, a Assembleia de Deus conseguiu a doação do terreno por parte do pioneiro e irmão Antonio Portugal na Rua Clóvis da Fonseca, 433. O projeto de engenharia foi parcelado e o lançamento da pedra fundamental ocorreu em 10 de fevereiro de 1952. Com apoio dos frequentadores, as obras começaram em junho de 1952.
A construção demorou um ano e meio. A inauguração ocorreu em 3 de junho de 1954, sendo um dos maiores templos do Paraná na época. A igreja foi declarada autônoma antes, em 5 de abril de 1954, quando foi empossada a primeira diretoria. O pastor Eufemius Mialik foi sucedido por Rubens Soares. Em setembro de 1987, a direção do campo de Apucarana passou para o pastor Daniel Sales Acioli.
O crescimento da Assembleia de Deus em Apucarana ao longo dos anos exigiu a construção de um novo templo. A primeira igreja foi demolida em 1º de maio de 2003, quando iniciou-se a nova construção. Os fiéis passaram a se reunir em um imóvel alugado na Rua Guarapuava. O retorno dos cultos no local aconteceu em 30 de abril de 2005, com a obra ainda em fase de conclusão, faltando finalizar o estacionamento.
Atualmente, a Assembleia de Deus conta com mais 23 templos em Apucarana. Além da sede, a denominação religiosa tem congregações no Jardim Ponta Grossa, no Parque Bela Vista, no Núcleo Habitacional João Paulo, no Núcleo Djalma Mendes, na Vila Nova, no Jardim Independência, no Jardim Interlagos, no Jardim Catuaí, no Jardim Paulista, na Vila Reis, no Distrito do Pirapó, na Caixa de São Pedro, no Jardim Trabalhista, no Jardim Marissol, no Jardim Aeroporto, no Núcleo Adriano Correia, Santos Dumont, Jardim Curitiba, no Correia de Freitas, em São Pedro do Taquara, no Jardim Cidade Alta, na Vila Regina e na Nova Uckrânia. Ainda pertencem a Apucarana as igrejas de Rio Bom e Novo Itacolomi.
Telefone: (43) 3422-1464
Mais Informações
Mais informações podem ser obtidas aqui
Localização
Rua Clóvis da Fonseca, 433 – Centro